A beleza salvará o mundo

Que Deus nos ajude a perseverar na busca da beleza que é o rosto de Deus, que tenhamos neste ano paz e muito trabalho, para que possamos vencer na verdade e na justiça, os desafios do dia a dia.



A beleza salvará o Mundo.

Dostoeviski.



terça-feira, 27 de julho de 2010

Texto explicativo e simbologia do projeto de pintura Matriz S. Terezinha de imbituba SC


Nossa fé católica é Cristo centrica. Não há nada mais sob o sol, ou nas profundezas da terra pelo qual possamos ser salvos. Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim.


O Cristo Pantocrator significa Senhor do Universo e está localizado no centro do presbitério, como centralizador de nossa fé. Seu posicionamento assentado sobre o trono, vindo como por sobre as nuvens está descrito em Apo. 4- 5. A mandórla que vemos em torno representa a porta do céu descrita no Apocalipse com o sol, a lua, as estrela, as águas com os peixes, a chuva, enfim toda a criação de Deus. Representa que é nesta realidade que Deus se encarnou, morreu e ressuscitou. Ele que governa os vivos e os mortos como Rei e Senhor do universo. O sol representa o cântico do Benedictum, o sol nascente que nos veio visitar. Isto quer disser que tudo está submetido ao Senhor da glória.

Temos no alto de sua cabeça o pentagrama que vem do grego e quer dizer: Eu sou aquele que sou: o nome de Deus Adonai.

Em sua mão vemos um livro que segundo o Apocalipse, somente Jesus era digno de abrir os selos e revelar os mistérios vindouros (Apo. 5).

Ao olharmos em sua mão direita vemos o símbolo da grande bênção onde os dois dedos juntos significam: Jesus Deus e Homem, os outros três dedos unidos a Santíssima Trindade e o punho onde todos os dedos se juntam e não perdem sua função (um único Deus). Esta é a forma de abençoar corretamente.

Junto com as suas vestes está a estola como símbolo do sacerdócio real de Cristo. Jesus é rei e sacerdote segundo a ordem de Melquizedeq, (Pão e vinho).

As cores na iconografia (arte sacra) sempre estão em função de revelar as duas naturezas de Cristo: no vermelho está a divindade e no branco a humanidade já transfigurada e ressuscitada, então Jesus Deus se revestiu de nossa humanidade e se fez igual a nós (menos no pecado).

O circulo azul é o espaço sagrado onde Jesus irrompe no tempo e na historia ocupando o centro do universo, assim como o ovo possui a vida dentro de si, nesta forma circular também está aquele que é o autor de nossa vida e existência. No circulo verde temos a terra o nosso planeta com o cosmos e as estrelas onde temos apoio de seus pés. Que no Salmo 109,1 chama de escabelo de seus pés, referindo-se a passagem onde diz, até eu por teus inimigos por debaixo de teus pés. Logo acima de sua cabeça temos a mão do Pai cujo texto conhecemos bem. Onde no batismo de Jesus o Pai nos apresenta o seu Filho nas seguintes palavras, este é o meu filho amado em quem eu me comprazo Mat.3,16-17.

Á direita do Cristo temos as virgens prudentes que na parábola em Mateus 25,1-13 nos relata uma viagem que dez virgens fizeram para ir ao encontro do esposo levando suas lâmpadas se puseram a caminho, tardando o esposo todas adormeceram, derrepente, ouviu-se um clamor, eis o esposo ide ao seu encontro.


Tomando a suas lâmpadas as imprudentes perceberam que estavam sem óleo e disseram as outras reparte-nos do teu óleo para que possamos também nós, irmos ao encontro do esposo, ao que responderam as outra virgens, é melhor irdes comprar porque não temos para nós e para vós, nisto chegou o esposo e as que estavam esperando entraram com ele a sala das bodas e a porta foi fechada.

Quando chegaram as outras virgens elas disseram Senhor, Senhor Abra-nos a porta e Ele respondeu não vos conheço.

Estas virgens representam a igreja que somos todos nós cuja vigilância jamais podemos esquecer, e poderia-mus perguntar a nós mesmos como está a nossa lâmpada, e a nossa reserva de óleo para a viagem de peregrinação nesta vida? Chegaremos até o fim ou teremos que voltar para comprar dos outros, o que nós mesmos não fizemos no tempo oportuno. E vejam só mesmo que consigamos comprar aquilo que tinha-mus por obrigação fazer por nós mesmos não vai nos permitir a entrada, a porta estará fechada.

Porque o Senhor disse não vos conheço? É pelo seguinte o que tínhamos em mãos não nos identificava com nós mesmos, carregava-mus algo que não era nosso, tentamos comprar o céu no símbolo do óleo que não tínhamos em nossa reserva fomos aos mercadores isto é aos que vendem o engano na aparência da salvação, os falsos profetas as fábulas, as igrejas que vendem o milagre como salvação as mordomias de um mundo moderno, o esquecimento da fé da esperança e da caridade, o principal óleo do Cristão, e é assim que nos preparamos para nossa viagem, levamos tudo menos o que realmente importa.

Para o alpinista poder chegar ao topo de uma montanha a cada etapa da escalada é preciso deixar alguma coisa de lado para poder superar o obstáculo seguinte, mas não pode deixar de lado a comida necessária e escolhida para ir até o fim sem contar com a reserva de oxigenio que ira permitir que ele chegue ao topo da montanha, veja as virgens prudentes diz a escritura levaram vasos de óleo de reserva o incomodo e o cansaço de transportar os vasos não as desanimaram, pois sabiam que depois iriam descansar nos braços do esposo.

Coloco então a virgem Maria que disse o seu sim e não deixou que a sua lâmpada se apagasse e gerou para nós o salvador.

Em seguida vem Santa Terezinha que com ardor sempre crescente manteve acessa a lâmpada do amor na caridade entre as suas irmãs almejando não menos do que o mundo missionário mantendo constantemente acesa uma chama de amor em seu coração por aqueles que se aventuravam em lugares nada tranquilo para anunciar o reio de Deus as vezes com a própria vida.

Aparece também a nossa querida Santa Paulina que em território Brasileiro soube manter acessa sua lâmpada, abrindo assim um caminho de santidade, levando consigo uma multidão ao reino dos céus, e até hoje o brilho de sua lâmpada ilumina uma multidão de virgens que a seguem ao encontro do esposo para as bodas, reservada a todos aqueles que não deixaram de acumular uma boa quantia de óleo da salvação em suas orações e sacrifício, no dia a dia da vida na realidade em que viviam e participava junto com os santos na celebração da Eucaristia, na meditação da palavra de Deus, e na caridade com os mais necessitados.

Do lado esquerdo temos então a figura das virgens imprudentes que já falamos acima que encontrando a porta fechada viram que o que foram comprar não permitiu que as mesmas pudessem entrar e participar da festa preparada para aqueles que vigilantes esperaram o senhor até o ultimo dia.



Atrás no painel estará inscrito a parábola das dez virgens imprimindo assim o valor da palavra com a figura que as representa, o que a palavra é para os ouvidos a imagem é para os olhos e ambas se completam.

Como havia prometido estou apresentando algumas fotos do início da pintura do painel da comunidade Santa terezinha de Imbituba Tubarão SC.


Primeiros passos da obra o desenho e as definições das cores de fundo
A obra começa a tomar forma

A simbologia a pesca milagrosa



A multiplicação dos pães em construção

As vestes do Senhor o cosmo

O Pontocrator com o evangelho e a estola símbolo do seu sacerdócio regio
                                                        O cristo em faze de acabamento
As virgens prudentes e as imprudentes ja tomam o seu lugar na obra

Maria mãe de Deus, Santa Terezinha, e Santa Paulina como virgens prudentes.




O Painel sera todo inscrito com a parábola das dez virgens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário