A beleza salvará o mundo

Que Deus nos ajude a perseverar na busca da beleza que é o rosto de Deus, que tenhamos neste ano paz e muito trabalho, para que possamos vencer na verdade e na justiça, os desafios do dia a dia.



A beleza salvará o Mundo.

Dostoeviski.



sábado, 30 de outubro de 2010

Eis que pus minha tenda em meio aos homens.

                                                     O Cristo Pantocrator


                            


O Cristo Pantocrator significa Senhor do Universo e está localizado no centro do presbitério, como centralizador de nossa fé.

A fé católica é Cristo centrica. Não há nenhum outro nome sob o sol, ou nas profundezas da terra pelo qual possamos ser salvos, a não pelo nome de Jesus Cristo. Eu sou o caminho, a verdade a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim.

Seu posicionamento assentado sobre o trono, vindo como por sobre as nuvens está descrito em Apo. 4- 5. A mandórla que vemos em torno representa a porta do céu descrita no Apocalipse com o sol, a lua, as estrela, as águas com os peixes, a chuva, enfim toda a criação de Deus. Representa que é nesta realidade que Deus se encarnou, morreu e ressuscitou. Ele que governa os vivos e os mortos como Rei e Senhor do universo.

Temos no alto de sua cabeça o pentagrama que vem do grego e quer dizer: Eu sou aquele que sou: o nome de Deus Adonai.

Em sua mão vemos um livro que segundo o Apocalipse, somente Jesus era digno de abrir os selos e revelar os mistérios vindouros (Apo. 5).

Ao olharmos em sua mão direita vemos o símbolo da grande benção onde os dois dedos juntos significam: Jesus Deus e Homem, os outros três dedos unidos a Santíssima Trindade e o punho onde todos os dedos se juntam e não perdem sua função (um único Deus). Esta é a forma de abençoar corretamente.

Junto com as suas vestes está a estola como símbolo do sacerdócio real de Cristo. Jesus é rei e sacerdote segundo a ordem de Melquizedeq, (Pão e vinho).

As cores na iconografia (arte sacra) sempre estão em função de revelar as duas naturezas de Cristo: no vermelho está a divindade e no azul a humanidade já transfigurada e ressuscitada, então Jesus Deus, se revestiu de nossa humanidade e se fez igual a nós (menos no pecado).

O circulo claro atrás do Cristo, é o espaço sagrado onde Jesus irrompe no tempo e na historia, ocupando o centro do universo. Assim como o ovo possui a vida dentro de si, nesta forma circular também está aquele que é o autor de nossa vida e existência Eu sou a ressurreição e a vida. No próximo circulo temos a terra o nosso planeta com o cosmos e as estrelas onde temos apoio de seus pés. Que no Salmo 109,1 chama de escabelo de seus pés, referindo-se a passagem onde diz, até eu por teus inimigos por debaixo de teus pés. Logo acima de sua cabeça temos a mão do Pai cujo texto conhecemos bem. Onde no batismo de Jesus o Pai nos apresenta o seu Filho nas seguintes palavras, este é o meu filho amado em quem eu me comprazo Mat.3,16-17. Vemos que junto à mão do Pai temos um céu onde vemos somente a mão de Deus que também num gesto forte parece romper o cosmo, à atmosfera, as nuvens e vir até nós através do espírito Santo, que repousa sobre Jesus, porque o Pai não se revelou numa aparição por completo a nós? Bem segundo as escrituras, ninguém pode ver a Deus e continuar vivo. Ainda não se tinha completado as escrituras Jesus estava sendo revelado pela primeira vez abertamente pelo pai e só depois de sua morte e ressurreição pela ação do Espírito Santo, é que veríamos o rosto do Pai através de Jesus, Felipe pede a Jesus revela-nos o Pai e isto
basta, Jesus responde, Felipe quem me vê, vê o Pai, e à tanto tempo estais comigo e não me vês?

Junto com toda esta revelação temos um caminho que do alto do céu junto com o Pai vem ate nós, fazendo-nos recordar a tenda de reunião que no formato da parede já nos lembra sob sua forma uma tenda colocando-nos diante da figura, que na pessoa de Jesus se torna realidade. Seguindo este caminho passa por Jesus, e chega até o altar a outra porta do céu, que Jesus deixou para nós, Na epiclese no momento da consagração o céu se abaixa até nós e a terra se eleva até o céu, não existindo mais realidades separadas, céu terra e isto graças ao altar que é o próprio Cristo entre nós, lembremos que Jesus é o intermediador entre o Pai e nós, e de novo para que isto aconteça entre nós Jesus é a fonte da revelação onde podemos ir até o Pai, e o Pai pode vir até nós pois temos um mediador entre Deus e os homens, e com esta certeza quando a porta do altar se abrir no momento da consagração em espírito e verdade é hora de adorar o todo poderoso e de pedir toda graça e benção do céu. Na base do altar temos então a arvore da vida relembrando o paraíso onde Adão e Eva comeram o fruto proibido e nos condenaram a morte mas Deus fez o homem para estar vivo em sua presença, onde a felicidade de Deus é o homem vivo e a felicidade do homem é Deus.

Então o que era fruto da morte agora pelo novo adão gerado no ventre da nova Eva Maria, temos no meio de nós no paraíso do altar o fruto da vida, vemos como tudo está relacionado e de novo o altar porta do céu é também o paraíso perdido por Adão e Eva, onde podemos nos alimentar e permanecer vivo para a felicidade de Deus, e para nós alegria para louvar e bendizer junto com todos os anjos e arcanjos que sem cessar diante do trono junto com todos Santos não cessam de adorar dia e noite dizendo Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus do universo a Ele o louvor, honra, e gloria para sempre Amém.

Saíndo então do centro da obra vamos como que levados por esta onda em espécie de flor que se abre a medida que se afasta do altar, isto quer dizer que a nossa missão de levar aos nossos irmãos o que recebemos na mesa da comunhão esta intimamente ligada ao mistério da missão de ir até o outro, estar sempre aberto como esta flor ao que está do meu lado exige muita presença a mesa da eucaristia e da porta do céu onde posso experimentar o paraíso e adorar o Pai em espírito e verdade, enchendo o meu vaso do óleo como fizeram as virgens prudentes, para que quando nos sobrevir a tentação de nos fechar como plantas carnívoras sobre os outros no egoísmo, na vaidade no ter no poder de querer dominar, devorando o leite e se aquecendo com a lã das ovelhas, mais pobres, e assim que não nos interessa mais ou deixa de prestar um serviço em nossa comunidade, abandonamos aos lobos no momento da dificuldade negando-lhes o que recebemos em abundancia na porta do céu no paraíso da vida em comunidade.

Que esta flor seja o símbolo desta comunidade, que o egoísmo a mesquinhez, a ignorância do sagrado, jamais faça parte de nossa história, que possamos acolher a todos, principalmente a ovelha perdida que quer e precisa voltar Amem.


sit nomem Dominni benedictum



Art. Plástico João Valdecir Zabel


Joinville 07 de Agosto de 2010.

Assim que der irei editar as fotos da ogra já pronta







Nenhum comentário:

Postar um comentário